Caderno de Uaba

Teatro, Palácio, Liceu

Posted on: setembro 1, 2008

Teatro, Palácio, Liceu

Upload feito originalmente por Uaba Costa

Esta foto foi tirada por mim, em um domingo do mês de maio. Meus pais me acompanharam num passeio pelo Recife Antigo e eu pude tirar ótimas fotos graças ao sol forte que estava fazendo. Aqui está minha foto preferida, que mostra os prédios mais marcantes do século XIX no Recife.

O primeiro (da esquerda para a direita) é o Teatro Santa Isabel, exemplar ímpar da Arquitetura Neoclássica. O teatro foi projetado pelo engenheiro Vauthier a pedido do Conde da Boa Vista, pois ele queria uma obra de importância para marcar seu governo. Por fora, em seus elementos plásticos e construtivos, o edifício tem um caráter Neoclássico: simetria, proporção, colunas, arcos, abóbadas. Por dentro, o prédio é totalmente Eclético, com os ornamentos feitos em ferro e banhados a ouro e seus elementos curvos. Até hoje é possível admirar esta bela arquitetura e assistir a espetáculos de todo o tipo!

O segundo prédio é o Palácio da Justiça. Foi o último prédio eclético a ser construído após a grande reforma do Bairro do Recife no início do século XX. É impossível não notar os elementos do Ecletismo brasileiro nele: volutas, cornijas, capitéis, ornamentos de todos os tipos, colunas e a grande cúpula. É o edifício mais imponente do Bairro do Recife.

O terceiro edifício é o azul, o Liceu de Artes e Ofícios. Foi inaugurado em 1880, como sede da Escola de Ofícios mantida pela Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco, que ministrava aulas de desenho, arquitetura, aritmética e primeiras letras. Sua arquitetura é de influência eclética e seu autor é desconhecido. Atualmente, é mantido pela Universidade Católica de Pernambuco e funciona como escola.

5 Respostas to "Teatro, Palácio, Liceu"

Muito lindo esse lugar.

quero conhecer recife antigo..muito bonito..

ahhh… como eu amei recife. mesmo tendo passado quatro dias aí e ter saído da chacara onde eu estava por apenas algumas horas… cidade linda, prédios lindos, pessoas lindas… pretendo mesmo voltar aí, assim que possível : )

Lindo demais e DELS que céu lindo é esse?
Ótima fotografia! 8D
Beijos.

eeh coisa boa é tirar fotografia de lugares legais que a gente visita né? eu adoro fazer isso, embora não coloque na internet sempre levo meu celular e tiro fotos e mais fotos pra lembrar depois ^^

iih, valew pelo comentário no next, que bom que você gostou daquele tema, eu fiz ele muito rápido… tão rápido que ficou errado nos comentário, mas em breve eu vou colocar um melhor lá ^^

mas enfim, obrigado pela visita, pode passar lá quando você quiser, tchau 🙂

Deixe um comentário

A dona

Uaba, 21 anos, Recife. Faço Arquitetura e Urbanismo, mas era absurdamente melhor quando cursava Letras. Ansiosa, perfeccionista e sonhadora. Consumista, que só gosta de ganhar presentes. Sempre procrastinando. Humor super oscilante. ♥ English ♥ an adorable green-eyed white rabbit ♥ Travis

Este mês…

setembro 2008
S T Q Q S S D
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Meu Flickr

Posts antigos

Stats

  • 66,291 visitas
