Caderno de Uaba

A faxina

Posted on: outubro 26, 2008

Faxina na minha casa é sinônimo de guerra, medo, discórdia e, eventualmente, um quebra-quebra básico. Normalmente há a pré-faxina, que consiste em esconder dinheiro, objetos de valor e coisas de uso diário que estão espalhadas e não quero que se percam no meio da confusão. Pego tudo e guardo num lugar seguro, longe do alcance das principais pessoas envolvidas no seu possível sumiço: a faxineira ou minha mãe.

Sinceramente, não sei porque minha mãe contrata faxineira porque ela acaba se estressando tanto, que não é possível que valha a pena tanta paranóia para pouco tempo de aproveitamento das coisas limpas. Minha mãe não sossega enquanto a faxineira não guarda a última vassoura ou espreme o último pano. Ela fica atrás da moça, ajudando, limpando também, levantando peso, passando pano nos móveis, ensinando o que deve ser feito. No fim do dia ela fica exausta, com dor na coluna, pedindo massagem e reclamando que a fulana não limpou direito aquele canto do móvel. Dá até uma certa pena, mas logo vejo que foi ela que procurou se estressar com uma coisa que foi feita justamente para deixá-la com tempo livre para fazer outras coisas. Minha mãe é uma contradição ambulante.

Quando eu disse que faxina é guerra, medo e discórdia, digo isso por mim. Primeiro, tenho que lutar contra minha mãe para que ela não me obrigue a começar a faxinar meu quarto antes mesmo da faxineira chegar. Sério, a mulher que limpe minhas coisas, eu vou ficar onde estou, seja lá o que esteja fazendo e só saio quando ela for limpar. Segundo, minha mãe tem mania de cismar com alguma coisa minha e querer jogar fora. Por exemplo, minha coleção de band-aids colados na parede do banheiro, que já foi ameaçada diversas vezes, ou minha coleção de sacos plásticos, que, infelizmente, acabou transportando lixo no final de alguma faxina. Sem falar nos meus materiais de maquete que, vez ou outra, sempre “desaparecem”, até mesmo se não houver faxina. Por último, as brigas que acontecem são inúmeras e vão desde o melhor dia para a realização da faxina, até o quarto que será faxinado primeiro, passando pelas discussões sobre o salvamento das minhas coleções. E o quebra-quebra? Bem, ele é gerado por todos os fatores acima, mais o fato de que sempre a faxineira que minha mãe arranja é desastrada.

Minha mãe não é uma dona-de-casa exemplar, mas, quando ela resolve ser, é esse tipo de coisa que acontece. Acho que ela deveria é relaxar, ficar vendo tv, enquanto a faxina acontece casa adentro. É uma coisa que perde o efeito tão rapidamente, que não vale a pena o esforço. Por isso, quando eu crescer, vou ficar sentada enquanto a moça realiza o trabalho escravo remunerado. Nem ligo, afinal, escravidão por escravidão já vai bastar meu emprego e garanto que a faxineira também não sentirá nenhuma pena de mim.

Tags: , , ,

3 Respostas to "A faxina"

Tenho 2 birras com a faxineira: uma q ela me acorda pra limpar o quarto. Ela devia ficar mais relax, q eu smp acordo antes de ela ir embora e com tempo dela limpar. Se minha màe paga pra ela ficar até as 4h30, ela q fique até as 4h30, oras! Tá sendo paga pra trabalhar. Quer trabalhar menos? Ganhe menos. Humpf. E como se não bastasse, as coisas desaparecem na faxina e ficam reviradas. Eu q me estresso, minha mãe só qr as coisas limpas msm…

a dona geracina, conhecida aqui em casa como tia da limpeza, ficava louca comigo justamente por eu não mover um músculo. ela pedia para eu ir comprar qualquer coisa na rua só para poder limpar meu canto…rs

Aqui em casa minha mae nao contrata empregada pq nada é a, suficiente pra ela, só se ela limpar….. e ela fica insuportavelmente chata qd tá faxinando…

ou seja, todas as famílias são iguais?

Deixe um comentário

A dona

Uaba, 21 anos, Recife. Faço Arquitetura e Urbanismo, mas era absurdamente melhor quando cursava Letras. Ansiosa, perfeccionista e sonhadora. Consumista, que só gosta de ganhar presentes. Sempre procrastinando. Humor super oscilante. ♥ English ♥ an adorable green-eyed white rabbit ♥ Travis

Este mês…

outubro 2008
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Meu Flickr

Posts antigos

Stats

  • 66,261 visitas
